AÇÃO DAS INTERAÇÕES DAS FORÇAS FUNDAMENTAIS SOBRE A CURVATURA DO ESPAÇO TEMPO.

COMO A GRAVIDADE QUE ENCURVA  A TEIA DO ESPAÇO TEMPO, AS FORÇAS FUNDAMENTAIS TAMBÉM FAZEM O MESMO.


EQUAÇÃO DE GRACELI.


 = - COS π. D+SDG.



 REPRESENTAÇÃO DE INTERAÇÕES DE CAMPOS [DE DIRAC].

D+SDG. = DINÂMICA + SISTEMA DIMENSIONAL GRACELI.


 VARIEDADE DE GRACELI . [VDDG*] = VARIADADE DINÃMICA DIMENSIONAL GRACELI]

SÃO VARIAÇÕES QUE ACONTECEM NA FORMA DE DINÂMICAS, ESTRUTURAS FÍSICAS, DE INTERAÇÕES DE CAMPOS, E TENSORES DE GRACELI, ESTRUTURA MOLECULAR E TOPODIMENSÕES DE GRACELI. E OUTROS, .


QUE PODE SER REFERENCIADOS NA VARIEDADE DE RIEMAN, SUPERFÍCIE DE RIEMAN, SUBVARIEDADES DE RIEMAN, TENSOR MÉTRICO, TENSOR DE CURVATURA DE RICCI,  ESCALAR DE CURVATURA DE RIEMAN, EQUAÇÕES DE MAXWELLL EM ESPAÇO-TEMPO CURVO, TENSOR DE EINSTEIN, AÇÃO DE EINSTEIN-HILBERT, TENSOR DE FORÇA DE CAMPO DE GLÚONS, CAMPO DE EINSTEIN, E OUTROS.



A eletrodinâmica quântica é uma teoria abeliana de calibre, dotada de um grupo de calibre U(1).

campo de calibre que media a interação entre campos de spin 1/2, é o campo eletromagnético, que se apresenta sob a forma de fótons.

A descrição da interação se dá através da lagrangiana para a interação entre elétrons e pósitrons, que é dada por:

onde  e sua adjunta de Dirac  são os campos representando partículas eletricamente carregadas, especificamente, os campos do elétron e pósitron representados como espinores de Dirac.


 = 

TeoriaInteraçãomediadorMagnitude relativaComportamentoFaixa
CromodinâmicaForça nuclear forteGlúon10411/r71,4 × 10-15 m
EletrodinâmicaForça eletromagnéticaFóton10391/r2infinito
FlavordinâmicaForça nuclear fracaBósons W e Z10291/r5 até 1/r710-18 m
GeometrodinâmicaForça gravitacionalgráviton101/r2infinito


Equações de Einstein

Tendo formulado a versão relativista e geométrica dos efeitos da gravidade, a questão da fonte da gravidade permanece. Na gravidade newtoniana, a fonte é massa. Na relatividade especial, a massa acaba por ser parte de uma quantidade mais geral chamada de tensor de energia-momento, que inclui densidades de energia e de momento, bem como tensãopressão e cisalhamento.[31] Usando o princípio da equivalência, este tensor é prontamente generalizado para o espaço-tempo curvo. Com base na analogia com a gravidade newtoniana geométrica, é natural supor que a equação de campo para a gravidade relaciona esse tensor com o tensor de Ricci, que descreve uma classe particular de efeitos de maré: a mudança de volume para uma pequena nuvem de partículas de teste que estão inicialmente em repouso e depois caem livremente. Na relatividade especial, a conservação de energia-momento corresponde à afirmação de que o tensor de energia-momento é livre de divergência. Essa fórmula também é prontamente generalizada para o espaço-tempo curvo, substituindo as derivadas parciais por suas contrapartes curvadas-múltiplasderivadas covariantes estudadas na geometria diferencial. Com essa condição adicional — a divergência covariante do tensor energia-momento, e, portanto, de qualquer coisa que esteja do outro lado da equação, é zero — o conjunto mais simples de equações é chamado de equações (de campo) de Einstein:

Equações de campo de Einstein

Do lado esquerdo está o tensor de Einstein, uma combinação específica livre de divergência do tensor de Ricci  e da métrica. Onde  é simétrico. Em particular,

é a curvatura escalar. O próprio tensor de Ricci está relacionado com o tensor de curvatura de Riemann mais geral


Do lado direito,  é o tensor energia-momento. Todos os tensores são escritos em notação de índices abstratos.[32] Combinando a previsão da teoria com resultados observacionais para órbitas planetárias ou, equivalentemente, assegurando que o limite de gravidade fraca e baixa velocidade é a mecânica newtoniana, a constante de proporcionalidade pode ser fixada como κ = 8πG/c4, com G a constante gravitacional e c a velocidade da luz.[33] Quando não há nenhuma matéria presente, de modo que o tensor de energia-momento desaparece, os resultados são as equações de vácuo de Einstein,




Quando a arte encontra a matemática: GIFs geométricas hipnotizantes 10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog